Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O sistema de reprodução do Guppy



Os órgãos sexuais do macho (gonopódio) e da fêmea (cloaca) são bem definidos e fácies de serem vistos, ainda mais quando entram em "ação"


.

O gonopódio se localiza à frente do orifício urogenital e também à frente deste orifício existem duas nadadeiras pélvicas. A este conjunto forma um tubo através da qual os elementos fertilizantes são transmitidos à fêmea.

Este tubo não é oco como muita gente pensa. Os espermatozóides mantem-se em grupos fechados no interior de uma capsula denominada espermatóforo.

O esperma fica situado no ovário da fêmea onde espera pelo aparecimento do primeiro grupo de óvulos. O grupo seguinte de óvulos não amadurecerá enquanto o primeiro não tiver abandonado o oviduto sob forma de ovos eclodidos e que, ao serem lançados fora da fêmea, se transformarão, em fração de segundo em um alevino vivo.

Uma vez ocorrido o primeiro nascimento um novo grupo é liberado, fecundando, e inicia, então, um novo processo de maturação.

A fêmea guppy tem a capacidade de armazenar esperma, assim o esperma de um só macho pode fecundar a fêmea por oito meses.

A gestação dura de 24 a 30 dias e depende da temperatura da água quanto mais quente menor o tempo de gestação e quanto mais fria maior o tempo.

Dicas

É aconselhável ter de 3 a 5 fêmeas para cada macho, menos fêmeas os machos brigarão por femeas esses brigas podem resultar em mortes.

Recomenda-se um aquário com cerca de 15 a 20 litros de água e que contenha plantas naturais como Elodea, Cabomba, Sagitária e a Samambaia d’água, para que os alevinos, se refugiem já que os guppy comem seus filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário